Como a Apple reinventou o cursor para o iPad

Apple lança suporte para o iPad que permite uso de cursor ao mexer no tablet. Assim, usuários podem experimentar sensação de estar “dentro da máquina”.

Publicado em: , por Thaís Augusto

Apple lança Magic Keyboard integrado a trackpad para iPad Pro

Apple lança suporte para o iPad que permite uso de cursor ao mexer no tablet. Assim, usuários podem experimentar sensação de estar “dentro da máquina”.

RESUMO DA NOTÍCIA:

  • iPad Pro recebe suporte a mouses, trackpads e Magic Keyboard
  • Desta forma, usuários podem usar o cursor para controlar movimentos do tablet
  • Segundo a marca, a ideia é replicar a “experiência natural e fácil de usar o dedo”

Com a promessa de reinventar a experiência do usuário, a Apple decidiu reformular o cursor. Esqueça o que você já sabe sobre a boa e velha seta que nos recebe toda vez que ligamos o computador — a Apple quer te colocar no controle.

Depois de meses de teste, a gigante de Cupertino lançou um intermediário entre a seta tradicional e o toque na tela. O resultado é um cursor mais intuitivo e, para o usuário, a experiência de estar dentro da máquina.

A novidade foi anunciada com o novo Magic Keyboard, teclado que vem integrado ao trackpad (um painel tátil comum para notebooks), e pode ser conectado aos mais recentes iPads Pro. Assim, usuários conseguem navegar pela tela do tablet como se estivessem na frente do monitor de um computador.

Apple Magic Keyboard com track pad com cursor que simula toque do usuário
Cursor para iPad simula toque do usuário. Foto: Apple

No caso da Apple, o cursor do iPad assume o formato de círculo para representar a forma com que os sensores percebem a ponta do nosso dedo sob a tela.

O modus operandi também mudou em relação aos tradicionais cursores: agora, o usuário não precisa mais pousar a seta no ícone ou botão para clicar. Com o cursor do iPad, basta se aproximar do elemento para que o círculo ganhe mais espaço e acabe “abraçando” o ícone. Aqui, a Apple usa um conceito de inércia para facilitar a vida dos usuários de tablet.

Com a atualização do iPad Apple, o cursor também desaparece depois de alguns segundos de inatividade, similar a pressão do dedo sob a tela que some assim que você se afasta. Notou a semelhança? Todas as novidades tentam replicar movimentos humanos de alcance e toque.

“Quando pensamos no cursor pela primeira vez, queríamos que ele refletisse a experiência natural e fácil de usar o dedo quando a alta precisão não é necessária, como acessar um ícone na tela inicial, mas ele também precisava ser dimensionado com muita naturalidade em tarefas de alta precisão, como editar textos”, comentou o vice-presidente da Apple, Craig Federighi, em entrevista para o site Tech Crunch.

Novo cursor do iPad Apple se adapta a diferentes usos. Foto: TechCrunch

Usando o cursor intuitivo

Colocar o cursor para funcionar é simples: você precisa aproximar o acessório (mouse, trackpad ou Magic Keyboard) do iPad Apple, abrir o app Ajustes e ligar o Bluetooth. Depois, encontre o nome do acessório na lista e clique para conectar.

Pronto! Pode começar a usar. No caso do Magic Keyboard, deslize o dedo sobre o trackpad para mover o cursor — dá pra navegar por diferentes pastas e ícones sem tirar as mãos do painel tátil. Vale lembrar que a novidade só está disponível para tablets atualizados com a versão iPadOS 13.4.

Conforme “caminha” pelos diferentes elementos de tela, o cursor muda de formato. Quando ele identifica um campo de texto, por exemplo, se transforma em um “I” para indicar que é possível inserir textos, destacar ou copiar as palavras.

Em determinados momentos, como ao pousar em um ícone, o cursor também muda de aparência e usa uma animação para ajudar na navegação.

Em Ajustes → Geral → Trackpad, usuários ainda conseguem alterar a velocidade de movimento do cursor e até aumentar seu tamanho. Se preferir, há configurações mais avançadas como “Tocar para Clicar” para que os toques no trackpad sejam considerados cliques.

Além desse novo recurso, a Apple, segundo o leaker Jon Prosser, irá lançar novos iPads agora em outubro para a alegria dos apaixonados pela Maça.

Se você gostou dessa matéria, compartilhe com seus amigos e confira outras tantas em nosso canal. Agora se você tem um iPad que não está funcionando bem, dê uma olhada no nosso post Seu iPad não liga mais. O que fazer agora? e confira também um novo problema sério para usuários de iPads e iPhones recentemente descoberto em nosso artigo postado aqui.

Mais Notícias

Todos os posts carregados