Em breve muita gente trocará o Google Meet e o Zoom pelo FaceTime. Isso porque a Apple democratizou a ferramenta de videochamada e liberou o uso para usuários de aparelhos Android e Windows. A novidade foi apresentada na WWDC, conferência anual para desenvolvedores, promovida pela Apple.
O novo recurso estará disponível em meados de setembro, quando a maçã deve liberar o iOS 15, que traz algumas atualizações (não muitas) interessantes. A conectividade doFaceTime com outros aparelhos é um divisor de águas para a Apple, já que desde sempre o recurso esteve limitado aos devices da maçã.
O funcionamento será semelhante ao da concorrência. O usuário gera um link e dá acesso aos demais convidados para participarem da chamada de vídeo. A mudança é mais que um novo conceito, é, também, reflexo do aumento exponencial das chamadas de vídeo.
Se antes da pandemia elas eram raras e até mais comuns entre amigos, com a chegada do Coronavírus, a situação foi completamente transformada. O online passou a ser ainda mais prioridade e isso requer uma mudança profunda de mindset, especialmente em empresas de tecnologia, pois a concorrência é ainda mais acirrada entre elas.
A Apple também anunciou recursos novos para melhorar o áudio e isolar ruídos durante as chamadas. As interferências em ligações importantes ficaram em evidência porque nunca havíamos feito tantas calls. Por isso, a Apple também lançou a ferramenta de áudio espacial, que promete uma experiência mais agradável e clara aos nossos ouvidos.
Confira abaixo a lista de aparelhos que receberão a atualização do sistema operacional da Apple:
- iPhone 6s e 6s Plus;
- iPhone SE e SE 2ª geração;
- iPhone 7 e 7 Plus;
- iPhone 8 e 8 Plus;
- iPhone X;
- iPhone XR
- iPhone XS e XS Max;
- iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max;
- iPhone 12, 12 mini, 12 Pro, 12 Pro Max.