Se você atualizou o iPhone para o iOS 14, certamente notou os dois pontos luminosos, nas cores verde e laranja, no topo da tela. O que intrigou alguns usuários é que as bolinhas não são fixas, aparecem em determinados momentos.
A atualização do sistema operacional da Apple trouxe algumas mudanças visuais e novas ferramentas, por isso, fique tranquilo, não há nada de errado com seu smartphone. Para entender a função dessas luzes, continue a leitura.
Ponto verde
Da mesma forma em que a luz verde de uma webcam acende quando está em uso, nos iPhones com o iOS 14, também. Assim, o indicador aparece sempre que um app estiver usando a câmera frontal ou traseira. O objetivo é dar mais privacidade ao usuário e garantir que ele saiba quando está sendo filmado, evitando ataques de aplicativos maliciosos.
Se a luz aparecer sem que você esteja usando a câmera, melhor ficar de olho e correr para identificar qual o app responsável por isso. Assim que identificá-lo, é aconselhável desabilitar a câmera seguindo este caminho: ajuste>privacidade> câmera.
Ponto laranja
Seguindo a mesma lógica explicada acima, a luz voltará aparecer, mas na cor laranja, sempre que o microfone for usado, como em ligações telefônicas ou via FaceTime. É melhor prevenir do que remediar, então redobre a atenção para esse recurso e consulte as informações de privacidade na App Store, antes de fazer um download.
Para identificar o app
Se essas luzes aparecerem em um momento inadequado, acesse a Central de Controle para descobrir qual aplicativo é o vilão, você verá o nome do app que usou o recurso pela última vez.
É bom lembrar que a Apple tem defendido, em seus últimos lançamentos, o direito à privacidade. Por isso, a maçã incrementou os indicativos luminosos no iOS 14, garantindo aos usuários mais autoridade sobre os dados que compartilham.