Guia completo ensina boas práticas para conservar iPhone

O seu iPhone não tem preço. Pensando nisso, preparamos este guia completo com as melhores práticas para conservá-lo da melhor forma possível

Publicado em: , por Lucas Eliel

Os smartphones já são o principal meio de acesso à internet no Brasil. Ao menos é o que demonstram os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação (PNAD Contínua TIC) 2018, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e publicados pela Agência Brasil em abril de 2020.

Ainda segundo a pesquisa, 79,3% dos brasileiros com 10 anos ou mais têm aparelhos celulares para uso pessoal, com ou sem internet. 

Os números são expressão de uma realidade: não conseguimos nos separar de nossos celulares. E, para quem tem um iPhone — que demanda um investimento relativamente alto — os cuidados diários devem ser priorizados, concorda? De outro modo, o seu iPhone não durará muito tempo em sua mão.

Boas práticas são indispensáveis para proteger e prolongar a vida útil de um iPhone. Fonte: Pexels

A primeira coisa que você deve saber é que, para estender o tempo de vida útil do seu celular, é preciso ir além de uma aparência conservada — sem tela quebrada, por exemplo. 

Quer saber o que mais é preciso para manter o seu iPhone em bom estado? Então, confira agora este guia completo que a iCaiu, Assistência Técnica Apple Especializada, desenvolveu pensando em você.

Faça da capa e película as companheiras inseparáveis do seu iPhone

Segundo estimativa, mais de 125 milhões de celulares são quebrados todos os anos no Brasil. Diante disso, por que não redobrar os cuidados e apostar em dois itens simples que podem proteger o seu celular em caso de queda?

Isso mesmo, a capa e a película são uma opção simples e de baixo custo, mas de grande utilidade para proteger o seu aparelho de acidentes com quedas. Além do mais, podem proteger o seu iPhone de arranhões, tanto na tela quanto na parte de trás.

Capa e película ajudam a proteger o celular de quedas e arranhões. Fonte: Giphy

Invista em uma capinha de qualidade para o seu iPhone. Seja de acrílico ou de borracha, uma capinha pode prevenir uma série de danos, como:

  • Problemas na carcaça em quedas;
  • Desgaste das peças pelo contato com as mãos;
  • Oxidação de peças metálicas.

Além do mais, a película pode evitar marcas de dedos em contato direto com o display e proteger o seu iPhone do calor externo.

Faça exercícios com uma braçadeira

Segundo estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS), um em cada dois brasileiros em idade adulta (47%) não pratica atividades físicas de forma satisfatória.

Discussões de saúde à parte, todo mundo sabe a importância da prática diária de exercícios físicos e, para grande parte das pessoas que se exercitam, o celular é a companhia ideal para ditar o ritmo dos treinos.

Ainda assim, o que muitos ignoram é que acidentes podem acontecer e um aparelho celular pode literalmente acabar voando longe durante um treino. Como cuidar para que isso não aconteça?

Braçadeira é boa alternativa para exercícios físicos de alta intensidade. Fonte: Giphy

Temos uma boa notícia: se você não abre mão de ter o seu iPhone por perto nem na hora de praticar exercícios, as braçadeiras podem te ajudar!

A braçadeira é o acessório ideal para você que precisa acomodar o seu celular com conforto e segurança; com uma braçadeira, você poderá voltar toda a sua concentração para os seus exercícios sem ter que se preocupar que o seu celular caia.

Mantenha o seu iPhone longe de água e umidade

O seu iPhone tem resistência à água? Ótimo, mas este não é um superpoder. Por isso, tomar  alguns cuidados simples é essencial para evitar  um acidente grave.

Vale destacar que tomar uma chuva com o celular no bolso não é uma boa ideia. Da mesma forma, o costume de levá-lo ao banheiro, também não.

Isso porque, ao utilizar o celular no banheiro, você corre o risco de deixá-lo cair no vaso. Além do mais, no banho, a umidade gerada pelo uso do chuveiro pode se infiltrar no aparelho e os prejuízos podem aparecer com o tempo.

Evite utilizar o seu iPhone no banheiro. Fonte: Pexels

Agora, o que dizer de um ambiente como a praia, que mistura maresia, umidade e risco de chuvas repentinas? Melhor não arriscar, concorda?

Importante: se o seu iPhone cair na água, ou em qualquer líquido, é extremamente importante desligá-lo e levá-lo a uma assistência com urgência. Neste caso, não há tempo a perder, já que é necessário fazer a desoxidação completa do dispositivo.

Limpe o seu iPhone da maneira certa

É fundamental manter o seu iPhone sempre limpo por uma série de motivos. Em primeiro lugar, pela sua própria saúde. Segundo uma pesquisa realizada pela Devry Metrocamp, em Campinas (SP), um aparelho celular pode carregar mais de 23 mil fungos e bactérias. Bactérias que podem prejudicar a sua saúde.

Limpe o seu iPhone da maneira certa e fique livre de bactérias. Fonte: Pixabay

Além do mais, ao manter o seu aparelho higienizado, você passa uma imagem positiva para as pessoas a sua volta e protege o material de ficar “encardido” e danificado.

Para conferir um conteúdo completo sobre o assunto e aprender a limpar o seu iPhone da maneira correta, clique aqui e veja este material já disponível no nosso canal.

Cuide bem dos acessórios

Se você está empenhado em cuidar bem do seu aparelho, acessórios como fones de ouvido e carregadores não podem ficar de fora. 

Cabos e fones de ouvido do seu iPhone também precisam ser conservados. Fonte: Pexels

É muito importante proteger o cabo do seu iPhone para evitar danos e a necessidade de substituição. Afinal de contas, como enrolar o fio do iPhone da maneira correta? Como prender o fio do seu iPhone? Como encapar o cabo do seu iPhone e como guardar (e transportar) o fio do seu iPhone?

Estas são apenas algumas das informações sobre as melhores práticas com relação a este acessório. Além disso, você pode aprender a fazer o seu próprio Cabo Lightning clicando aqui.

Não sobrecarregue a memória do seu iPhone

É bem verdade que os iPhones têm uma boa memória, mas não é aconselhável comprometê-la além da conta. Por isso, use e abuse do iCloud e outros recursos.

Não sobrecarregue a memória do seu iPhone. Fonte: Pixabay

As vantagens são muitas: você mantém em seu aparelho apenas o essencial, acessa seus arquivos de outros dispositivos e em qualquer lugar e — o melhor de tudo — evita que o seu celular fique  lento. Com esta medida simples, o seu iPhone não trava e não desenvolve problemas com o passar do tempo.

Deixe o seu iPhone descansar

De vez em quando, todo mundo merece uma folga. Pois isso também se aplica ao seu celular.

Tudo bem que você utiliza o seu iPhone a maior parte do tempo, mas por que não desligá-lo enquanto você dorme?

Desligar iPhone evita superaquecimento e aumenta a durabilidade dos componentes. Fonte: Pexels

Não espere o seu aparelho esquentar, ou a bateria arriar, para tomar esta simples atitude. Ao desligar o seu aparelho de tempos em tempos, você evita que ele esquente e, de quebra, aumenta a durabilidade dos componentes.

Não deixe tudo acumular

Para finalizar, uma dica de mestre: não deixe que pequenos problemas se tornem pesadelos futuros. Algumas vezes, em nossa vida, por conta do dia a dia corrido deixamos que algumas coisas acumulem ao invés de agir rapidamente. Mas com o nosso iPhone não precisa ser assim.

Tela quebrada está entre os reparos que devem ser feitos urgentemente. Fonte: Pixabay

Portanto, seja proativo e assuma a responsabilidade por tudo o que diz respeito ao seu aparelho. Siga essas dicas:

  • Cabo de bateria: quando precisar, troque;
  • Capinha com desgaste: troque;
  • Fone de ouvido sem potência ou funcionando só de um lado: substitua;
  • Película de proteção feia ou ineficiente: substitua.

Estes são cuidados simples, mas que demonstram o quanto você gosta e zela pelo seu iPhone. Se você “largar de mão”, porém, as chances de perder o seu dispositivo antes da hora são bem grandes.

Agora que você conferiu as melhores dicas deste guia para conservar o seu iPhone, compartilhe este conteúdo com os seus amigos e amigas. 

E não perca mais tempo: assine já a nossa newsletter gratuitamente e fique por dentro do melhor conteúdo sobre o universo Apple com a iCaiu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Notícias

Todos os posts carregados