Prolongue a vida útil do seu MacBook seguindo essas dicas básicas

A manutenção preventiva deve fazer parte da rotina de todos aqueles que desejam melhorar o […]

Publicado em: , por Bia Lemos

A manutenção preventiva deve fazer parte da rotina de todos aqueles que desejam melhorar o desempenho de seus computadores

Sabe aquele dia importante que você acorda mais cedo e se organiza pra terminar uma tarefa importante no Mac e acha que absolutamente nada pode te atrapalhar, até que… seu notebook começa a travar e a ficar cada vez mais lento? Pois é, isso é normal. Embora os computadores da Apple sejam ultratecnológicos e essencialmente rápidos, alguns fatores podem prejudicar seu desempenho.

Mas ações simples do dia a dia podem te ajudar a evitar essas situações. Confira abaixo as dicas que a iCaiu preparou para otimizar a vida útil do seu MacBook.

Faça Backups regulares

Ninguém está livre de imprevistos, mas há aqueles que podemos nos precaver, como a perda de um arquivo, que pode ser evitada com backups regulares. Além de ser um processo simples e seguro, vai te ajudar a manter salvo tudo aquilo que você levou um trabalhão para concluir. Não vale a pena perder por bobeira.

Para isso, utilize o Time Machine, sistema já nativo dos Macs. Aconselhamos utilizar um HD externo para realizar este processo. Caso contrário, se algo acontecer com o seu computador, você perderá, também, o backup.

Basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Abra as preferências do Time Machine na barra de menus.
  2. Clique em “Selecionar disco de backup”
  3. Selecione o disco na lista de discos disponíveis. Para disponibilizar o backup apenas para usuários com senha, você pode escolher a opção “criptografar backup”. Em seguida, clique em usar o disco.

Obs: Se o disco selecionado não estiver formatado como deveria, você precisará apagá-lo antes de prosseguir. Essa ação apagará as informações do disco de backup.

Atualize o sistema operacional

Manter o MacBook atualizado é imprescindível para garantir seu bom funcionamento. Isso previne bugs, perdas de arquivos e te auxilia a ter mais segurança nas tarefas do dia a dia. Muitas atualizações passam despercebidas aos olhos dos usuários, mas são de suma importância para corrigir falhas que comprometem a segurança do dispositivo. Para atualizar o sistema, siga o passo abaixo.

  1. No menu Apple, selecione a opção “Preferências do Sistema” e clique em “Atualização de Software” para ver se há alguma disponível.
  2. Clique no botão “atualizar agora” para iniciar a instalação. Quando o sistema informar que o Mac está atualizado, o MacOS e os demais apps também estarão. Isso inclui o Safari, Música, Fotos, Livros, Mensagens, E-mail, Calendário e FaceTime.
  3. Para instalar atualizações futuras automaticamente, inclusive de apps, selecione a opção “Manter Mac atualizado automaticamente”. Você receberá notificações quando as atualizações exigirem que ele seja reiniciado. Você pode escolher instalá-las mais tarde.

Mantenha só o necessário

Quanto mais arquivos, mais chances de o computador ficar lerdo. Por isso, é importante realizar inspeções de tempos em tempos a fim de eliminar arquivos, aplicativos e tudo que não faz sentido manter. Esse processo dispensa tutoriais. Lembre-se de excluir, também, arquivos duplicados. Você perceberá, que ações rotineiras como essas vão te ajudar a liberar mais memória para o que realmente importa.

É importante ter em mente que as manutenções preventivas evitam as corretivas, ou seja, diminuem as chances de levar o aparelho à assistência técnica. Mas se ainda assim, você precisar da expertise de um técnico para realizar um conserto, você pode se dirigir a uma das 21 unidades da iCaiu espalhadas em São Paulo e Rio de Janeiro.

Na iCaiu, todos os processos ocorrem com o máximo de transparência. Essa política inclui a média de valores disponíveis no site e, também, garantia de 6 meses para você ficar despreocupado e curtir o seu MacBook novamente. Saiba mais sobre os serviços realizados pela empresa clicando aqui.

Mais Notícias

Todos os posts carregados