Instagram na luta contra perfis falsos e robôs

Rede social vai começar a “revistar” contas suspeitas. Quando solicitado, usuário precisará enviar ao Instagram documento de identificação.

Publicado em: , por Thaís Augusto

Instagram anuncia uma nova estratégia para identificar e remover contas falsas.

Rede social vai solicitar a contas com atividade suspeita um documento de identificação

RESUMO DA NOTÍCIA:

  • Instagram anunciou mais uma medida para combater a desinformação e robôs dentro da plataforma
  • Agora, perfis identificados como suspeitos precisarão enviar um comprovante de identidade para a rede social
  • A nova estratégia deve coibir a presença de robôs no Instagram

O Instagram vem investindo pesado contra robôs e fake news dentro da plataforma. A nova estratégia, anunciada em agosto, quer checar a veracidade de perfis com atividade suspeita a partir de documentos oficiais.

De acordo com o Instagram, a medida pode reduzir a presença de contas falsas na rede social. Os robôs são um grande problema dentro da plataforma e não é difícil esbarrar com perfis que espalham, por exemplo, comentários repetitivos ou que enviam mensagens privadas com links maliciosos.

Assim, o Instagram acaba coibindo a presença dos robôs enquanto evita o surgimento de outras contas falsas. Com a estratégia, perfis identificados com um comportamento “inautêntico” serão notificados para apresentar um documento de identidade emitido pelo governo do país. Sem a comprovação, a conta poderá sofrer penalidades: de postagens com alcance reduzido ou até mesmo a desabilitação do perfil.

O Instagram considera uma atividade suspeita perfis que: postam comentários parecidos em várias publicações, têm um número de seguidores incompatível com a conta ou grande número de seguidores de um país estrangeiro.

Contra robôs e fake news

Não é a primeira vez que o Instagram se movimenta para combater desinformação e contas falsas. No ano passado, a plataforma decidiu expandir o programa de checagem de fatos e desde então vem alertando usuários que consomem conteúdo com desinformação. Além disso, a rede social trabalha para filtrar fake news da aba Explorar e da busca por hashtags com a tecnologia de aprendizado de máquina e ajuda de empresas independentes de checagem de informação.

Em 2019, Instagram começou a notificar usuários sobre conteúdos falsos.
Em 2019, Instagram começou a notificar usuários sobre conteúdos falsos. Foto: Instagram

Com frequência, a plataforma também promove “limpezas” para expulsar robôs da rede social. Numa das investidas, o perfil da cantora Ariana Grande chegou a perder 3 milhões de seguidores.

Todas as iniciativas também tentam “tirar da lama” o nome do Facebook, empresa que é dona do Instagram e WhatsApp. Desde 2018, a rede social de Mark Zuckerberg enfrenta a desconfiança do público: uma reportagem do The New York Times revelou que o Facebook compartilhava indevidamente dados de usuários com a Cambridge Analytica, consultoria que participou da campanha do atual presidente Donald Trump.

Com os dados de milhões de eleitores, a consultoria teria usado informações privilegiadas para ajudar Trump a vencer as eleições de 2016. Além de usuários norte-americanos, a Cambridge Analytica também acessou dados de usuários brasileiros: foram mais de 443 mil perfis com dados compartilhados de forma indevida.

Identificando contas falsas

Há alguns indícios que acabam “denunciando” robôs no Instagram. Uma dica é ficar de olho em comportamentos suspeitos como o número de contas seguidas, fotos de perfis, nome de usuário e publicações.

Exemplo de publicação falsa que viralizou no Instagram em 2018.
Exemplo de publicação falsa que viralizou no Instagram em 2018. Foto: Reprodução

Abaixo, separamos quatro dicas para que você consiga identificar contas suspeitas e fugir das fake news:

1) Informações da conta: Um recurso interessante, liberado pelo Instagram em 2018, é o chamado “Sobre esta conta”. O botão permite visualizar informações de um perfil, incluindo data de entrada, localização e nomes de usuários anteriores.

O recurso está disponível apenas em contas com grande número de seguidores ou aqueles que veiculam anúncios na plataforma. Contas falsas normalmente têm data de criação recente e nome de usuário alterado. Para encontrar o “Sobre esta conta”, entre no perfil desejado e clique no ícone de três pontos, localizado no canto superior direito.

2) Selo de verificação: Somente contas consideradas autênticas pelo Instagram e de conhecimento público recebem o selinho azul, que aparece ao lado do nome de usuário. Assim, você pode ter certeza que aquele perfil é realmente quem diz ser.

3) Atividade suspeita: Contas falsas e robôs costumam deixar “rastros”. O número de seguidores é um sinal: uma conta com muitos ou poucos seguidores é suspeita, de acordo com os parâmetros do Instagram. Perfis sem foto de perfil também devem acender o simal amarelo.

Outro quesito importante são as publicações: a conta tem poucas fotos? Desconfie, principalmente se o perfil usa hashtags em excesso e recebe vários comentários padronizados.

4) Detalhes: uma foto de perfil e nome de usuário também podem indicar contas falsas e robôs. Perfis indevidos normalmente tem uma foto genérica e repetitiva. A mesma coisa acontece com o nome de perfil, que pode ser apelativo ou repleto de números.

Para denunciar uma conta, vá até o perfil falso e clique no ícone de três pontos. Selecione a opção “Denunciar” e responda as questões do Instagram.

Se você gostou desse artigo, compartilhe com seus amigos e amigas e assine nossa newsletter para fazer parte da nossa comunidade onde você fica por dentro de tudo que acontece no universo Apple e ainda ganha benefícios exclusivos.

Mais Notícias

Todos os posts carregados