Você sabe identificar quando seu chip está com problema? Algumas mensagens como “Sem serviço” e “Buscando rede” podem ser sinal de que o iPhone não reconhece o chip.
Esse é um problema frequente quando trocamos de celular. Entre o momento de tirar o chip do celular antigo e passar para o novo, alguns erros podem acontecer.
Pode ser também que exista um problema na rede. Vamos falar sobre as possibilidades e o que fazer para solucionar esse mau funcionamento.
Por que o iPhone não reconhece o chip e como resolver o problema?
Algumas falhas podem ser o motivo de o telefone parar de reconhecer o cartão. Porém, não necessariamente o problema é no próprio chip. É isso que veremos agora!
O chip não foi cortado corretamente
Os chips mais novos já vêm com o formato correto. Mas, caso seu aparelho anterior tenha entrada para um microchip, você vai precisar cortá-lo, já que os nanochips da Apple são menores.
Quando você manda cortar o chip, geralmente a pessoa da loja avisa que existe o risco de o cartão SIM parar de funcionar.
Se o corte do chip for feito de maneira incorreta, você vai precisar comprar um novo. A maioria das operadoras já oferece chip nos três modelos: nano, micro e SIM.
Falha na rede
Por vezes, o iPhone não reconhece o chip por causa de falha na busca automática da rede. Tente fazer uma busca manual. Vá em Ajustes > Operadora > Desligar busca automática.
Você também pode verificar se está em uma área de cobertura da rede. Para isso, ative os dados móveis, através da aba Ajustes.
Se o chip não funcionar, provavelmente alguma configuração mais avançada pode estar impossibilitando o reconhecimento da rede.
Nesses casos, tente dar um hard reset no iPhone, com o chip inserido no aparelho, para restaurar as configurações de fábrica. Ao fazer isso, pode ser que o chip seja reconhecido.
Para completar o hard reset, vá em Ajustes > Geral > Redefinir > Apagar conteúdo e ajustes.
Apesar de não ser diretamente ligado à rede, o GPS pode ajudar a reconhecer o chip. Tente ativar o GPS e veja se o chip é reconhecido.
Se ainda não der certo, continue lendo o texto para descobrir os outros motivos pelos quais o iPhone pode não reconhecer o chip.
Slot danificado
O slot é o espaço que armazena o chip no celular. Se estiver danificado, não é possível ler o cartão. O mesmo acontece se os pinos do chip estiverem amassados.
No caso do iPhone Xs Max, que possui a função Dual Chip, é possível que só um dos slots esteja com defeito. Nesse caso, teste o outro slot.
Tente também limpar o local de armazenamento do chip. Pode ser que ele esteja com algum resíduo de poeira ou esteja oxidado.
Não deixe nenhum líquido entrar em contato com o telefone. Limpe o cartão e o slot, encaixe o chip no local certo novamente, recoloque a bateria e religue o aparelho.
Se o problema for mesmo o slot, leve o aparelho em uma assistência técnica especializada para realizar o conserto. Bloqueio da operadora
Hoje em dia, é menos provável que a operadora seja o motivo pelo qual o iPhone não reconhece o chip, pois quase todos os aparelhos já vêm desbloqueados da loja.
Porém, dependendo do tempo de inatividade do chip e das regras da operadora, pode ser que ele tenha sido bloqueado.
Primeiramente, verifique se seu plano de celular está ativo. Depois, atualize o iPhone para a última versão iOS e reinicie o telefone.
Se houver necessidade de ajustes da operadora, você consegue ter acesso em Ajustes > Geral > Sobre.
Tente inserir um chip de outra operadora no aparelho. Se funcionar, o problema é com a sua empresa de telefonia. Ligue para a loja responsável e recupere seu chip ou compre um novo.
Queda do aparelho
Além de poder danificar o slot, quando o aparelho sofre uma queda, isso possivelmente causa danos em outros componentes, incluindo o chip.
Nesse caso, a melhor forma é levar o iPhone em uma loja especializada ou autorizada para verificar os danos causados pela queda.
iPhone desatualizado
O iPhone desatualizado pode gerar diversos problemas. Apesar de a lentidão do telefone ser a mais conhecida, é possível, sim, que a não atualização seja a responsável quando o iPhone não reconhece o chip.
Para atualizar o aparelho, siga os passos: Ajustes > Geral > Atualização de Software > Transferir e Instalar > Digite sua senha e finalize clicando em Instalar Agora.
Restrição no IMEI
Se o aparelho perde o sinal da operadora, a mensagem “Buscando” fica aparecendo na tela. Isso significa que apenas o Wi-Fi continua funcionando normalmente. As funções telefônicas não estarão disponíveis.
Pode ter acontecido algum problema com a placa lógica do chip. Essa placa é responsável pelo reconhecimento do IMEI, que é o código de identificação único de cada iPhone.
O erro pode ter sido com o CI (Circuito Integrado), chamado de baseband, cuja função é controlar a frequência dos sinais emitidos pelo aparelho
Se o problema for realmente causado pelo dano a essa placa, o número de IMEI não vai aparecer registrado no seu iPhone. Isso significa que, para a operadora, não existe rede para o seu celular.
Para conferir se esse é o caso, existem dois caminhos. O primeiro é clicar em Ajustes > Geral > Sobre. Se o número do IMEI aparecer, o problema não é esse.
O outro jeito, mais simples, é abrir o teclado de chamadas e digitar *#06#. Se a tela ficar com fundo cinza e uma sequência com mais de 10 números aparecer, esse é o IMEI. Caso a placa esteja danificada, não vai aparecer nenhuma informação numérica.
Para resolver o problema, é preciso levar o aparelho em uma assistência técnica especializada, pois será necessário fazer um reparo de microssoldagem da placa lógica.
O procedimento exige muita técnica, então deixe o seu iPhone nas mãos de um profissional de confiança e não tente fazer em casa.
Agora você já sabe os procedimentos a serem tomados quando o iPhone não reconhece o chip, acompanhe as postagens do nosso canal e fique por dentro das dicas para melhorar a performance e a durabilidade do seu iPhone.
Para aumentar essa vida útil do aparelho, recomendamos o texto: iPhone lento? Saiba o que pode estar causando esse problema.