Novos iPhones devem ser vendidos sem carregador, mas com versão reforçada do cabo Lightning USB-C
RESUMO DA NOTÍCIA:
- Por economia, Apple quer vender separadamente carregador e iPhone
- Cabo Lightning USB-C será reforçado com fibra para evitar danos acidentais
- Pandemia vai atrasar o cronograma inicial da Apple e novos iPhones devem ser lançados em outubro
Enquanto o lançamento da nova linha de iPhones não chega, os curiosos por natureza podem respirar mais aliviados: os rumores sobre o próximo smartphone da Apple continuam a todo vapor. Nesta semana, a boa notícia é que o novo iPhone deve vir equipado com lentes mais avançadas para permitir até a gravação de vídeos 4K com 240 quadros por segundo.
Por outro lado, a Apple estuda retirar da embalagem o carregador do iPhone, aquela parte que fica plugada na parede — mais uma baixa para os usuários do iOS, que também precisarão comprar o EarPods, fones de ouvido da marca, separadamente do iPhone 12. Entenda o motivo.
Com a pandemia do novo Coronavírus, que acabou atrasando a entrega de fornecedores da Apple, a marca precisará empurrar o lançamento do iPhone 12 “em algumas semanas”, afetando o cronograma inicial do Worldwide Developers Conference, evento anual onde são anunciados as novidades para o sistema operacional, software e produtos da marca.
As informações foram divulgadas recentemente (30/07) pelo chefe de finanças da Apple, Lucas Maestri, em conferência financeira do trimestre. Além da linha de iPhones, o novo Apple Watch Series 6 também deve ser apresentado na nova data, provavelmente em outubro — ainda não se sabe como o evento será realizado, mas a expectativa é de que a Apple anuncie os novos produtos em uma transmissão ao vivo sem a presença do público.
Segundo o site Gizchina, a Apple ainda reservou uma segunda data para o lançamento dos demais produtos de 2020, incluindo um novo modelo do iPad Pro, o inédito Apple Glass, o carregador AirPower, AirPods e MacBooks de fabricação própria.
Ficou curioso pra saber quais as novidades da Apple para o iPhone 12? Vem com a gente!
Câmera mais potente
O novo iPhone será lançado com um conjunto de lentes avançadas, composto por oito elementos na câmera traseira. Quem anunciou a novidade da Apple foi o analista Ming-Chi Kuo da TF International Securities, empresa reconhecida pelo relacionamento próximo com fornecedores da Apple.
A maioria dos smartphones conta com uma configuração de cinco a seis elementos. Quanto mais elementos, menos distorções e falhas os sensores sofrem. O analista Kuo, entretanto, não confirmou se a lente com oito elementos será um recurso exclusivo do modelo mais avançado da linha iPhone 12 — anteriormente, ele havia afirmado que o smartphone receberá “várias melhorias na câmera traseira”.
Já o desenvolvedor Max Weinbach identificou referências a vídeos 4K a 120 e 240 quadros por segundo no código do iOS 14 beta, liberado há algumas semanas pela Apple. Ele ressalta que a configuração em 240 quadros por segundo deve ser liberada apenas para vídeos em slow motion.
Atualmente, os iPhones até conseguem gravar em 4K, mas apenas a 60 quadros por segundo.
Fora da caixinha
Que a Apple vai tirar os EarPods da embalagem do iPhone 12, a gente já sabia. Mas novos rumores indicam que a marca também quer vender separadamente o carregador e o smartphone.
Recentemente, uma imagem da suposta caixa que vai abrigar o iPhone 12 foi divulgada pelo perfil ConceptsiPhone, no Instagram. Nela, aparecem dois espaços: um redondo para alojar o cabo Lightning USB-C e uma parte quadrada para documentação, como o manual de uso. O iPhone seria encaixado em cima dos papéis e acessório.
Como indica o post, não há espaço para acomodar nem o fones de ouvido nem o carregador do iPhone. O famoso analista Ming-Chi Kuo confirmou os rumores e diz que a decisão foi tomada pela Apple para reduzir os custos de produção dos novos iPhones.
Tirar ambos acessórios da embalagem é uma estratégia para evitar o aumento expressivo de preços. Enquanto isso, a Apple também vai lançar um carregador de 20W como acessório opcional — mais potente que o atual e capaz de recarregar iPhones com rapidez.
Com a novidade da Apple, os concorrentes já estão trabalhando pra não comer poeira: o site ETNews adiantou que a Samsung começou a considerar um lançamento de novos smartphones em 2021 sem o carregador na caixa. Além da economia, a diminuição do lixo eletrônico pode ser apontado pelas fabricantes como motivo para a venda separada de dispositivo e acessório.
Cabo reforçado
Ainda que venha sem o carregador, os usuários do iOS ainda podem contar com o cabo Lightning USB-C, e, desta vez, numa nova versão. De acordo com informações do conhecido @L0vetodream, a Apple pretende substituir o atual cabo de plástico por uma fibra trançada, garantindo mais resistência a danos acidentais, dobras e desgaste natural.
Lembrando que a fragilidade do cabo Lightning é uma grande reclamação dos usuários do iPhone.
“Bateria fraca”
Parece que nem todos os iPhones da linha 12 receberão um upgrade na bateria. No início deste mês, a Apple registrou quatro novas baterias em agências de certificação da China, Coreia do Sul e Dinamarca, mas, para a tristeza de muitos, só uma das baterias ultrapassa a capacidade de carga do iPhone 11.
O componente A2466 é o mais potente e conta com 3.687 mAh — a expectativa é de que a bateria seja destinada ao iPhone 12 Pro Max. Em comparação, o iPhone 11 Pro Max tem 3.500 mAh.
Os outros componentes identificados foram:
- A2471, com 2.227 mAh
- A2431, com 2.775 mAh
- A2479, com 2.815 mAh
Vale relembrar que a medida mAh indica a eficiência de carga do aparelho.
Display menor
Há pouco tempo, divulgamos que a Apple planeja voltar às origens e lançar uma versão menor do iPhone, com 5,4 polegadas. Agora, imagens da suposta tela do lançamento da Apple começaram a aparecer na internet.
Na foto, vários displays estão enfileirados no que aparenta ser uma linha de montagem. Podemos identificar o notch, recorte frontal, e também as bordas reduzidas dos aparelhos.
A foto foi publicada na rede social chinesa Weibo e replicada por um usuário do Twitter. É provável que a imagem tenha sido borrada para preservar a identidade da pessoa ou alguma informação confidencial.