Vídeos querem fisgar consumidores insatisfeitos do Android e impulsionar vendas do iPhone SE, o mais econômico da marca.
RESUMO DA NOTÍCIA:
- Com nova campanha, Apple incentiva usuários a trocar Android pelo iOS
- Em vídeos promocionais, a marca ressalta problemas do sistema operacional da concorrência
- Os comerciais ganham força ao reunir depoimentos de ex-usuários do Android
Uma nova campanha da Apple quer que consumidores troquem o Android por um iOS. Nos vídeos promocionais, a marca cutuca o sistema operacional rival ao usar como aliada as maiores dores do usuário, como a lentidão mesmo para realizar tarefas simples e a demora para atualizações de software e aplicativos.
O “Vem para o iPhone” é o nome da campanha que reúne depoimentos de cinco usuários do iOS, que deixaram a concorrência de lado. Na mira do comercial estão os consumidores insatisfeitos com o Android enquanto a Apple tenta alavancar as vendas do novo iPhone SE no Brasil, o modelo mais “econômico” da marca.
Uma pesquisa recente da consultoria Counterpoint Research afirma que o iPhone SE “salvou” os lucros da Apple durante a crise do novo Coronavírus. Ainda segundo o diretor de pesquisa da Counterpoint, Jeff Fieldhack, as vendas do SE foram “acima das expectativas” e “26% dos usuários do iPhone SE migraram de um dispositivo Android”.
Uma campanha de mesmo conceito havia sido divulgada pela Apple no México. Para diferenciar os comerciais, a marca adotou a canção brasileira Beleza, do grupo Batida do Corpo, que toca ao fundo dos vídeos.
Conheça os detalhes da campanha da Apple:
Rápido
No primeiro relato, Tristian conta a relação com o antigo smartphone: “Não dava pra tirar foto nem mandar mensagem… E eu ficava como?”. A gota d’água foi a dificuldade do sistema operacional para rodar um jogo de realidade aumentada. “O iPhone foi a melhor compra da minha vida. Agora, consigo fazer tudo!”.
Entre os usuários de Android as reclamações de lentidão ou bugs são frequentes — tanto que existem dezenas de tutoriais na internet para tentar acelerar o sistema operacional.
Não trava
É a vez de Rosângela compartilhar sua história. “Estava conversando com o meu chefe e de repente o telefone ficou mudo. Pensei: Ué, mas eu carreguei esse celular”. Em poucos minutos, ela viu a situação passar de suposta falta de bateria para pane do sistema operacional. “Corri e coloquei na tomada, ligou, mas apareceu uma tela azul. Nada funcionava”.
Foi quando Rosângela decidiu mudar para o iPhone. “Não trava então já vale o investimento”. Com a campanha, a estratégia da Apple é que usuários do Android possam se identificar com histórias reais de quem escolheu mudar para o iOS — e escolham o mesmo caminho.
Atualizações
“Fico totalmente confortável em fazer o update do iPhone porque sei que não vai tirar o desempenho do meu celular”. Desta vez, o relato é do usuário Natan e segue outro formato: vídeos mais curtos de 16 segundos.
As atualizações permitem que o smartphone continue operando com o melhor desempenho possível. Além de corrigir pequenas falhas, elas também servem para apresentar aos usuários novos recursos do smartphone, como o Modo Escuro.
No caso do iPhone, a Apple garante que equipes de hardware e software trabalham juntas para que os componentes tenham mais eficiência. “Nenhum outro smartphone é criado assim”, afirma a marca. “Por exemplo, o time responsável pelas câmeras pode trabalhar em parceria com o time de processadores para utilizar todo o potencial do chip A13 Bionic. Com
isso, antes mesmo de você clicar uma foto, o processador de imagem e o Neural Engine identificam os rostos, detectam elementos, otimizam iluminação e o equilíbrio de branco”.
Os aplicativos também são outro diferencial da Apple. Você provavelmente sabe, mas vale ressaltar: muitos apps só rodam no iOS e outros são lançados antecipadamente para o sistema operacional.
Mais vantagens
Outros dois vídeos compõe a campanha “Vem para o iPhone”. Num deles, quem aparece é a Tamara, que conta a experiência com o iOS e a facilidade de uso do sistema operacional.
Finalizando a série, Rosângela volta para comentar sobre preços e incentivar a compra do iPhone — o alto investimento é a principal razão pela qual muitos usuários ainda insistem nos smartphones Android.
Veja o depoimento de Rosângela:
Além dos vídeos, a Apple também criou uma página especial para a campanha. Intitulada “Por que mudar do Android para o iPhone”, a marca apresenta mais motivos para comprar um dispositivo iOS: longevidade dos iPhones, recursos exclusivos da Apple e integrações com outros produtos da marca como o Music e o Apple TV.
A gente sabe das diferenças entre os sitemas operacionais e que, apesar dos iPhones apresentarem alguns poucos problemas após muito tempo de uso, como por exemplo uma bateria viciada, ainda assim eles são as melhores opções para quem busca um smartphone que não te deixa na mão. Contudo, o valor elevado dos aparelhos pode ser um inibidor, por isso nós recomendamos a quem estiver interessado em comprar um iPhone que olhe com carinho para aparelhos seminovos em boas condições, pois um iPhone é um bem durável que pode atender todas as suas necessidades por muitos anos.
Pensando nisso, nós criamos um guia para quem está procurando um iPhone seminovo e não quer ter dores de cabeça. Confira o Guia Final: Compra de iPhones Usados e os nossos artigos, Afinal, vale a pena comprar um iPhone? e Como comprar iPhone mais barato? Veja 8 dicas para economizar!
Se você gostou desse artigo e de tantos outros em nosso canal, compartilhe com seus amigos e amigas.