O Reino Unido está de olho em um possível duopólio da Apple e do Google no setor de desenvolvimento de sistemas operacionais para celulares, lojas de aplicativos e navegador para a web.
Isso porque a concentração de um mercado tão grande — e que tende a crescer ainda mais nos próximos anos — nas mãos de apenas dois players pode prejudicar muito o consumidor e a livre concorrência.
Quer entender mais a fundo o que isso significa? Acompanhe com a gente!
O que é um duopólio
Duopólio é uma variação do termo monopólio. Em economia, monopólio (do grego monos, um + polein, vender) se refere a uma situação em que uma única empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço.
É por meio do monopólio que uma empresa consegue influenciar o preço do bem comercializado e, por isso, manipular o seu próprio mercado.
Um duopólio, portanto, segue essa mesma lógica. Por outro lado, ao invés de uma única empresa, o mercado em questão é dominado por dois grandes players.
É justamente essa questão que a Autoridade de Concorrência e Mercados (ACM, em inglês), o órgão britânico que regula a livre concorrência, pretende averiguar.
Só como curiosidade, além de monopólio e duopólio, há também o oligopólio, que é quando poucas empresas controlam um setor econômico.
Por que a concentração do mercado nas mãos de Apple e Google é um problema?
Apesar de existirem outros sistemas operacionais disponíveis no mercado, quando você vai adquirir um novo celular, a escolha sempre passa por um Android (sistema operacional do Google) ou iOS (sistema operacional dos iPhones da Apple).
O quanto essa baixa quantidade de opções prejudica o consumidor é justamente o que a ACM pretende analisar.
Ou seja, até que ponto ela é favorável ou desfavorável para a livre concorrência desse segmento.
Mais até do que os sistemas operacionais, a ACM verificará também a questão de navegadores (Google Chrome, da Google, e Safari, da Apple) e de lojas de aplicativos (Play Store, da Google, e App Store, da Apple).
A preocupação da autoridade é que o domínio desses dois gigantes acabe prejudicando, a longo prazo, todo o “ecossistema mobile”.
A questão é que, da forma como o mercado está configurado, é quase impossível acessar qualquer tipo de produto a partir do celular sem que o consumidor utilize algum recurso desenvolvido pela Apple ou pela Google. Isso inclui serviços como streaming, TV, compras, bem-estar e controle de dispositivos inteligentes.
Estudo vai levar cerca de um ano para ser concluído
A estimativa é que esse estudo da ACM sobre os impactos do duopólio ao consumidor leve cerca de 12 meses para ser concluído.
Apesar disso, o chefe executivo da CMA, Andrea Coscelli, afirmou que o trabalho já revelou “tendências preocupantes”. Segundo ele, esses dados preliminares já mostram que, se essa concentração não for controlada, tanto consumidores quanto companhias podem ser prejudicadas.
Por fim, a expectativa é que o mercado de aplicativos, sozinho, movimente por volta de 6,3 trilhões de dólares no mundo todo em 2021. Um mercado gigante, concorda?
E aí, você curtiu esse conteúdo? Então, compartilhe agora mesmo com os seus amigos e amigas que também precisam saber desse assunto.
Para ficar por dentro de todas as notícias do mundo Apple, basta se inscrever agora mesmo na newsletter da iCaiu. Até a próxima!