5 coisas que a Apple lançou e serviram de inspiração para a concorrência

O design e a tecnologia que equipam os device influenciam diretamente os lançamentos das maiores rivais da maçã.

Publicado em: , por Bia Lemos

A Apple lançou moda e revolucionou inúmeras vezes. A cada novidade, a gigante agita o mercado e sua legião de fãs. Esse sucesso não passou despercebido pela concorrência, que se inspira cada dia mais para alcançar o padrão que consagrou a maçã como uma das empresas mais relevantes e respeitadas quando o assunto é tecnologia. 

Mas… digamos que em alguns casos, a inspiração é tamanha que beira o plágio. Leia abaixo a seleção feita pela iCaiu de produtos gêmeos dos fabricados pela Apple. 

Ícones do Apple Watch

Visualmente, o smart watch da Samsung em nada lembra o relógio da Apple, mas basta um click no Gear S2 para notar a semelhança nos ícones arredondados e minimalistas, marcas registradas do design da gigante de Cupertino.  A paleta de cores e a disposição dos gadgets também chamam a atenção.

2 – Traseira de vidro

Desde o lançamento dos iPhones 4 e 4S, que utilizavam vidro na traseira, o mercado foi inundado com celulares semelhantes aos lançados pela Apple. O material foi usado, por exemplo, no Galaxy S6, Note 5 e S6 Edge. 

Mesmo servindo de inspiração para a Samsung e outras marcas, os lançamentos seguintes, os iPhones 5 e 5S, retornaram ao design tradicional, com a parte de trás de metal. 

3 – Androids com a cara do iPhone

Muitas marcas fabricaram modelos quase idênticos ao iPhone. A lista é gigante: LG G7, Asus Zenfone 5, Huawei P20 e muitos outros. Todos esses aparelhos possuem bordas arredondadas e telas idênticas aos visores dos últimos lançamentos da Apple.  Mas as semelhanças não param por aí, até o sistema de câmera dupla lembra, e muito, o que equipa os aparelhos da maçã.

4- MacBook de outras marcas?

O design minimalista dos iPhones e outros eletrônicos da Apple sempre foi objeto de desejo da concorrência. Se há algum tempo os produtos da maçã eram reconhecidos de longe apenas pela consistência do design, com o tempo essa distinção ficou quase impossível. Isso porque marcas como a Lenovo, HP e Asus também decidiram investir na mesma linha da Apple, apostando em sofisticação e sobriedade em elementos chaves, como paleta de cores e até na disposição de entradas USB. 

5- Celular sem carregador

Até a polêmica decisão de retirar os acessórios da caixa do iPhone 12 serviu de inspiração para a LG. A fabricante sul-coreana parece não ter se importado com as críticas e memes que tomaram conta da internet quando sua rival anunciou que os acessórios dos novos iPhones agora são vendidos separadamente.

Em caráter promocional, a LG retirou carregador e fones de ouvido da caixinha do G8X na Índia. Para adquiri-los o consumidor precisa desembolsar um pouco mais. Embora controvérsia, a tendência encabeçada pela Apple deve influenciar também a Samsung e outras fabricantes no próximo ano. 

Mais Notícias

Todos os posts carregados