Top 5: As criações da Apple que revolucionaram o mercado

Visão estratégica e pioneirismo da Apple levaram a indústria da tecnologia a patamares inimagináveis.

Publicado em: , por Bia Lemos

Criada em 1976 por Steve Jobs e Steve Wozniak em uma garagem na Califórnia, a Apple se consagrou ao longo das décadas como uma das empresas mais valiosas do mundo, com valor de mercado de US$ 1 trilhão. Em seus 44 anos de história, a empresa de Cupertino revolucionou o mercado com sua tecnologia sempre à frente do seu tempo. Embora tenha construído uma história de sucesso incontestável, alguns eletrônicos foram verdadeiros divisores de água para a companhia. Leia abaixo a seleção que fizemos de 5 produtos que mudaram para sempre a corrida tecnológica em todo o mundo. 

1 – Apple ll (1977)

Pioneiro entre os computadores pessoais, o Apple ll foi um dos primeiros grandes sucessos da empresa. Fabricado entre 1977 e 1993, fez sucesso em grandes instituições de ensino dos Estados Unidos. Equipado com 1MHz de velocidade, 4 KB de memória RAM, o computador era um dos mais potentes da época e custava uma pequena fortuna.

Esse modelo foi o primeiro computador de muita gente em uma época em que a informática caminhava a passos lentos. Revolucionário, simplificou a rotina em escritórios com um software único para edição de planilhas. 

2 – Macintosh (1984)

Em um passado não tão distante, era preciso conhecer comandos e códigos para comandar as tarefas mais básicas de um computador.  Com o lançamento do Macintosh, pessoas comuns, sem conhecimentos aprofundados em informática, foram introduzidas a um universo mais simples através de uma interface gráfica intuitiva e inteligente. Foi nessa época em que os computadores da Apple se popularizaram entre designers e o meio artístico, público fiel à maçã até hoje.

Anos depois, em 1998, os computadores dessa linha foram relançados como iMac, inaugurando uma fase mais moderna da Apple. O novo device aposentava o bege e apresentava ao público o que havia de mais moderno em termos de tecnologia e design. O computador ganhou formas arredondadas e laterais azuis.

3 – iPod (2001)

O começo dos anos 2000 foi marcado por forte movimentação do mercado fonográfico. Os discmans levaram a música para todos os ambientes, não era mais preciso ter um rádio em casa para ouvir um CD, o aparelho te acompanhava em qualquer lugar. Mas foi em 2001 que a Apple mergulhou de cabeça na indústria fonográfica, investindo alto neste segmento com o lançamento de seu primeiro iPod. Com um disco rígido de 5 GB, algo impressionante para a época, e a compatibilidade com o iTunes, o aparelho virou referência e foi um divisor de águas para a Apple por marcar a transição da forma de consumir música.

4 – iPhone (2007)

Não à toa, quando falamos em Apple logo associamos ao iPhone. O carro-chefe da fabricante continua revolucionando a telefonia móvel após mais de 10 anos no mercado. Pode-se atribuir parte do sucesso à interface touchscreen, um recurso tecnológico inovador para a época em que os demais celulares ainda contavam com teclado. 

Mas foi em 2008 que a Apple colocou a telefonia móvel em outro nível. Com a chegada da segunda geração do iPhone, com 3G, a Apple estreou o conceito de smartphone, algo que aproximaria os celulares de microcomputadores. A maçã aproveitou a ocasião para lançar, também, a App Store, a cereja do bolo. 

A partir de então, celulares deixaram de ser aparelhos unicamente usados para fazer e receber ligações, e passaram a ter a importância que reconhecemos hoje.

 5- iPad (2010)

Em janeiro de 2010, Steve Jobs apresentou o iPad, um tipo de tablet da Apple, mas, como sempre, com as particularidades que só os desenvolvedores da maçã conseguiam criar. Equipado com o sistema operacional iOS e, portanto, compatível com os demais eletrônicos da marca, o iPad foi subestimado pela crítica, mas provou em pouco tempo que o investimento da Apple não seria em vão. Nascia ali uma nova linha de produtos e um novo modelo de consumidor. Atualmente na 4ª geração, os iPads receberam atualizações ao longo dos anos e hoje contam com sistema de câmera TrueDepth, Face ID e 1TB de capacidade de armazenamento.

Mais Notícias

Todos os posts carregados