Armazenamento cheio? Dicas para driblar o pouco espaço dos iPhones!

iPhone travando e com lentidão? Diga adeus à falta de espaço e descubra como otimizar o pouco espaço de armazenamento de seu iPhone.

Publicado em: , por Lucas Eliel

Você é daqueles que adora tirar fotos e, por isso, tem milhões delas salvas no seu iPhone? Ou acaba gravando e baixando muitos vídeos para ver depois? Tem aplicativos de música, vídeo, edição de foto, de paquera, do banco, jogos, redes sociais e outras infinidades de apps? E, para fechar com chave de ouro: seu iPhone anda meio lento?

Se sua resposta para a maior parte dessas perguntas — sobretudo para a última — foi sim, então essa lentidão pode estar sendo causada pelo armazenamento cheio de seu aparelho.

Constatar isso, porém, não é a solução dos problemas. Agora você tem que responder a outras perguntas: quais fotos irá deletar? Quais vídeos vai excluir? Você quer mesmo ter que apagar um aplicativo útil no seu dia a dia? 

Sabemos que são escolhas difíceis. E é por isso que estamos aqui, para ajudar você que está se perguntando como driblar o pouco espaço de armazenamento de seu iPhone. Quer saber mais? Confira as dicas.

Armazenamento em nuvem

Se o seu iPhone está cheio, uma solução pode ser armazenar seus arquivos no iCloud, o serviço de armazenamento em nuvem da Apple.

Armazenamento em nuvem é alternativa para iPhone sem espaço. Fonte: Pixabay

A ferramenta já vem com 5GB de memória disponíveis gratuitamente. Lá, você pode salvar fotos e vídeos que não quer perder, e acessá-los sempre que quiser de forma rápida, simples e liberando espaço do seu aparelho.

Mas, atenção: desative o compartilhamento automático; caso contrário, toda e qualquer foto que você tirar ou receber vai ser automaticamente salva no seu iCloud, reduzindo o “tempo de vida” de sua capacidade de armazenamento.

Afinal, se você quiser ampliar a capacidade de armazenamento da ferramenta, só mesmo pagando (o que, cá entre nós, pode ser uma opção válida).

Por outro lado, caso não queira pagar, há a opção sem custos do Google Fotos, que disponibiliza outros 15 GB gratuitamente para você. 

Armazenamento em nuvem é sempre uma opção válida, não apenas quando se tem pouco espaço de memória, como também quando possui arquivos valiosos. Até porque nada garante que, estando somente no seu iPhone, os arquivos não serão perdidos. Ainda mais se tratando de Brasil, onde a segurança é sempre um problema. Então, salve seus arquivos preciosos na nuvem sem pensar duas vezes e, de quebra, libere espaço em seu aparelho.

Limpe seu histórico de navegação

Pode não parecer muito, mas, com o passar do tempo, o seu histórico de navegação — o chamado cache — gravado automaticamente na memória de seu aparelho, vai consumindo cada vez mais espaço. Se você não tem o costume de realizar uma limpeza nesse histórico, talvez seja a hora de realizá-la, concorda?

Limpeza de cache melhora desempenho para iPhone com armazenamento cheio. Fonte: Pexels

WhatsApp pode ser um inimigo da memória de seu iPhone

O WhatsApp é um aplicativo que, se usado no modo de download automático de arquivos, pode ser um grande inimigo da memória de seu aparelho.

Afinal, vai me dizer que no grupo de sua família seus tios e tias não enviam aquelas imagens com mensagens de bom dia a toda hora, ou vídeos aleatórios que você nunca vai ver?

Truque no WhatsApp pode melhorar iPhone sem espaço. Fonte: Pixabay

Pois é. Tudo isso, ao longo do tempo, vai ocupando uma porcentagem alta da capacidade do iPhone.

A dica, então, é desabilitar o download automático. Dessa forma, você baixa as fotos e vídeos de forma manual. Ou seja, só baixa aquilo que realmente tem interesse.

Deixe que seu iPhone responda o que está ocupando mais espaço

Quando algum amigo seu está com com um problema, a coisa mais óbvia a se fazer é perguntar a ele o porquê daquilo, correto? Da mesma forma, quando o seu iPhone está com o armazenamento cheio, podemos perguntar a ele o motivo.

Isso mesmo: o aparelho da maçã tem uma ferramenta que ajuda o usuário a saber quais arquivos ou apps estão exigindo mais de sua memória. 

Configuração inteligente: seu iPhone pode indicar como otimizar o armazenamento. Fonte: Pexels

Para fazer isso, abra o seu aparelho agora e selecione a opção “Ajustes”. Em seguida, deslize a tela para baixo até encontrar a opção “Geral”.

Feito isso, localize “Armazenamento do iPhone”. Ao tocar nessa opção, basta esperar alguns segundos para constatar o que tem exigido mais de sua memória. Daí em diante, essa informação poderá servir como um norte para que você saiba o que vale mais a pena deletar, sempre colocando na balança os prós e contras.

“Fiz tudo isso e meu iPhone continua lento”

É, amigo. Se, mesmo após liberar espaço, o seu aparelho continua lento, é sinal que você precisa levá-lo a uma Assistência Técnica Apple Especializada, como a iCaiu.

Com mais de 4,611 avaliações 5 estrelas e 16 lojas, a iCaiu atende clientes de todo o Brasil com agilidade, qualidade e o melhor custo-benefício. Faça seu pré-agendamento gratuito clicando aqui.

Pra finalizar, compartilhe este conteúdo com os seus amigos e amigas. Assine também a nossa newsletter e fique por dentro do melhor conteúdo sobre o Universo Apple com a iCaiu. Até a próxima!

Mais Notícias

Todos os posts carregados