Imagina um dia cheio de tarefas, reuniões de trabalho e encontro marcado com os amigos. Você precisa muito do celular, mas seu iPhone não está carregando. O que fazer?
Hoje em dia, não conseguimos mais ficar sem celular, não é mesmo? Segundo pesquisa, os brasileiros lideram a lista dos mais viciados em telefone no mundo.
Quando seu iPhone não está carregando, é natural que busquemos imediatamente a razão para resolver o problema o mais rápido possível.
A primeira coisa que pensamos é na bateria. No entanto, nem sempre o problema é esse. Alguns defeitos não são facilmente identificados, mas neste texto, demonstraremos como reconhecê-los.
Por que o iPhone não carrega e como identificar o problema?
Identificar os danos que estão impedindo seu telefone de receber carga pode levar um tempo, visto que há diversas possibilidades que podem causar o defeito.
Existem várias razões pelas quais seu iPhone pode não estar carregando. Vamos conhecer os principais motivos agora.
1. Problemas com o carregador
É mais fácil perceber desgastes nos cabos Lightning, pois os danos são mais visíveis. Se uma das extremidades do cabo USB estiver desgastada, seu carregador pode não funcionar corretamente.
Se não houver danos visíveis no cabo, tente conectá-lo a uma porta USB do computador, em vez do adaptador de parede do iPhone. Se o Lightning funcionar, significa que o problema não está no cabo.
Outra maneira é pedir emprestado um cabo de um amigo. É interessante testar mais de um carregador, caso nenhum deles faça o celular carregar.
Se o iPhone carregar, o problema pode estar no cabo ou no adaptador de parede. Para verificar o adaptador, basta conectar o Lightning a outra fonte de energia.
Ah! É importante testar a própria tomada também, viu? Às vezes, as tomadas de parede podem não estar funcionando corretamente. Você pode testá-la conectando outro produto eletrônico.
2. Utilização de cabos não originais
A Apple sofre bastante com produtos falsificados, principalmente no setor de tecnologia.
Os acessórios falsificados são mais baratos, porém a qualidade pode deixar a desejar. Eles não possuem garantia e costumam durar menos que um cabo original.
Os produtos não homologados, ou seja, sem a certificação da Apple, podem sobrecarregar a bateria e até causar danos ao iPhone e à sua saúde.
Por isso, opte sempre por materiais certificados e evite problemas futuros.
3. Entrada de carregamento suja
Muitas vezes, colocamos o iPhone em locais sujos, o que pode comprometer a entrada de carregamento do aparelho.
Resíduos como pelos ou fiapos de roupa podem obstruir a entrada do cabo e impedir uma conexão eficiente entre o carregador e o aparelho.
Nesse caso, utilize uma escova de dente seca para limpar suavemente a entrada de carregamento. Tente carregar o iPhone para verificar se o problema foi resolvido.
Pode ser que a entrada ainda esteja obstruída, mas por algum resíduo que não sai com a escova, como líquidos, os quais abordaremos a seguir.
4. Danos causados por líquidos
Os líquidos, ao entrarem em contato com o aparelho, podem causar curtos-circuitos. Desde 2006, a Apple utiliza a tecnologia LCI para identificar esse tipo de problema.
LCI é a sigla, em inglês, para Indicadores de Contato com Líquido. O dispositivo é ativado ao detectar líquidos, mudando de cor para indicar a presença de água.
Os danos causados por líquidos não são cobertos pela garantia Apple, exigindo que o aparelho seja enviado para reparo.
5. Problemas no software
Às vezes, o iPhone não carrega devido a problemas no software. Nesses casos, basta reiniciar o aparelho para resolver o problema.
Se o problema persistir, procure assistência técnica especializada ou verifique as condições de garantia na Apple.
6. Problemas com a bateria
Os problemas com a bateria vão além do carregamento. Com o tempo, é normal que a bateria comece a durar menos.
Se o iPhone não carrega devido à bateria, o aparelho provavelmente emitirá sinais antes de parar de carregar. Se perceber sinais como superaquecimento, procure um profissional para avaliar a necessidade de substituição da bateria.
Ao compreender a razão pela qual seu iPhone não está carregando, verifique se o problema está coberto pela garantia Apple. Caso contrário, procure profissionais qualificados para resolver o defeito.
Se precisar trocar a bateria ou adquirir um novo carregador, escolha locais confiáveis e certificados para evitar complicações futuras. E lembre-se: se seu iPhone não carrega, a iCaiu está aqui para ajudar! Oferecemos serviços de qualidade em iPhones e iPads. Venha nos visitar!
Leia também o artigo Bateria do iPhone Descarregando Rápido. Saiba Como Trocá-la.