Compra e venda de seminovos está cada vez mais popular no Brasil

O mercado de recondicionamento tem crescido para acompanhar a demanda de consumidores modernos.

Publicado em: , por Bia Lemos

Foi-se o tempo em que um aparelho usado era engavetado assim que um novo smartphone ocupasse seu lugar. A venda de seminovos é um mercado rentável e em crescente expansão no Brasil, isso porque existem muitas lojas confiáveis que compram aparelhos usados e os revendem com até 50% de desconto e garantia, na maioria dos casos. 

Pode dar adeus ao velho hábito de comprar um celular de um conhecido, com a tela trincada ou a bateria viciada. As lojas especializadas em conserto e venda de seminovos, como a iCaiu, fazem uma análise minuciosa dos smartphones antes de colocá-los à venda. Isso garante que o eletrônico, embora tenha sido usado por outra pessoa, chegue até você em excelente estado de conservação.

Comprar um aparelho usado é uma excelente opção para economizar. Na iCaiu, por exemplo, o cliente pode comprar um iPhone X de 64 GB por R$ 2.600,00, valor que pode ser dividido em até 10 vezes. Um modelo novo, com as mesmas especificações, não sai por menos de R$ 4.500,00 em grandes varejistas.

A discussão sobre obsolescência programada (quando os fabricantes encurtam propositalmente a vida útil de um aparelho para incentivar a compra de um novo), também incentiva o consumo consciente. Até porque, as gigantes de tecnologia estão lançando produtos cada vez mais semelhantes e em um curto espaço de tempo. Os iPhones, por exemplo, não passam por grandes mudanças de um modelo para o outro.

O efeito positivo da crise para o setor

A pandemia de coronavírus causou uma reviravolta na economia e fez com que muitas pessoas perdessem o emprego e readequassem seus gastos à nova realidade. Neste cenário, a marca que mais ganhou espaço no segmento de recondicionados foi a Apple, que viu sua participação saltar de 39% para 42% em 2020, de acordo com a Counterpoint, empresa especializada em pesquisas do mercado de tecnologia. 

Como comprar ou vender um aparelho usado?

O processo é muito simples! Para comprar, basta navegar pelo site escolhido, ler a descrição do produto e finalizar a compra. Algumas lojas também atribuem selos como “bom” e “ótimo” para especificar o estado de conservação de cada item a venda. As melhores lojas também oferecem garantia. No caso da iCaiu, ela é de 6 meses, a maior do mercado.

Se a intenção for vender o seu usado, fique tranquilo, o processo é igualmente descomplicado. Acesse o site escolhido e simule a venda em poucos passos. Se for vantajoso para você, basta continuar preenchendo o formulário com os dados e agendar uma visita pessoalmente. Se preferir, você pode substituir a visita à loja e enviar seu smartphone pelos Correios.

Caso o celular necessite de reparo, o cliente pode optar por fazê-lo em uma assistência técnica especializada ou, se preferir, concluir a venda e ter o valor da manutenção abatido no total a ser recebido. A iCaiu oferece aos usuários as duas opções, a fim de facilitar o processo. 

Ficou interessado? Faça uma avaliação clicando aqui.

Mais Notícias

Todos os posts carregados