Quais as principais diferenças entre iMac e Intel?

Coca-Cola ou Pepsi? Toddy ou Nescau? McDonald’s ou Burger King? …iMac ou Intel? Descubra agora as características de cada processador

Publicado em: , por Lucas Eliel

No mundo, há diversas marcas e produtos que disputam o mercado sobre qual é a mais famosa, consumida e desejada pelos consumidores de seu setor. E isso não é diferente quando se fala sobre os processadores da Intel e da Apple.

Se, antes, a Apple utilizava processadores Intel em seus computadores, tudo mudou no final de 2020, quando a maçã apresentou o seu próprio produto, chamado de Apple M1.

Os “ânimos” entre as duas empresas se acirraram ainda mais com uma recente campanha publicitária promovida pela Intel, com cinco vídeos onde comparam os processadores dos computadores das duas marcas em uma sátira aos famosos anúncios “Get a Mac” da Apple do início dos anos 2000. 

Neste conteúdo vamos fazer as nossas próprias comparações e mostrar para você quais são as principais diferenças entre os computadores da Apple com processadores Intel e os mais novos, com os processadores Apple M1. Vamos conferir?

O que fez a Apple desenvolver o seu próprio processador?

Em primeiro lugar, não há nada esteticamente novo que diferencie os MacBooks com chip M1 dos modelos antigos, com chips da Intel. Sua construção é tão robusta e bem construída como sempre, e a tela Retina continua a fornecer cores, nitidez e clareza ainda mais vibrantes e realistas. 

M1 projetado para executar o software iOS e macOS da Apple, M1 oferece alta performance. Imagem: Pexels

O M1 é o primeiro de uma família de chips projetados pela Apple especificamente para o Mac e é, de longe, o chip mais poderoso que a Apple já utilizou.

Ele foi projetado para executar o software iOS e macOS da Apple da forma mais eficiente possível, o que significa que você pode esperar um desempenho muito melhor em comparação ao da Intel.

Velocidade de processamento e gráficos

O M1 é 3,5 vezes mais rápido do que a geração anterior e possui gráficos cinco vezes melhores. Isso fará com que jogos, por exemplo, possam ser executados com uma definição significativamente mais alta.

 M1 é ideal para visualizar imagens massivas ou importar arquivos grandes. Imagem: Pixabay

A conectividade sem fio foi atualizada para agora suportar Wi-Fi 6, permitindo velocidades mais rápidas e melhor conectividade.

Melhor desempenho

Quando um aparelho está sobrecarregado devido a um excesso de tarefas simultâneas, geralmente ouvimos um zumbido irritante dos ventiladores.

Já os processadores da Apple são projetados para trabalhar mais com menos energia, permitindo uma vida útil mais longa da bateria e menos calor.

Produto Apple tem bateria mais eficiente que seus concorrentes. Imagem: Pexels

O novo chip é eficiente e os aparelhos não precisam mais de ventiladores. Isso é ótimo, porque impede que ele emita ruídos mesmo se você estiver trabalhando em um documento, iniciando um jogo com gráficos ricos ou integrando efeitos 3D em vídeo no Final Cut Pró.

Resultado final

Como podem perceber, o novo processador da Apple é superior ao da Intel. Isso, entretanto, não significa que os Macs mais antigos se tornaram obsoletos. Assim como qualquer produto da maçã, a durabilidade deles continua ótima, assim como seu desempenho e funcionalidade.

Pensando em comprar um aparelho novo? Considere um iMac com o novo processador. Imagem: Pixabay

…Caso contrário, o seu “não tão novo” computador vai continuar executando as tarefas do dia a dia como sempre.

O M1 é, sim, um grande salto de qualidade, mas como qualquer investimento que você faça, é interessante se questionar se essa compra é realmente necessária nesse momento, combinado?

E se você curtiu este conteúdo, compartilhe agora mesmo com os seus amigos e amigas que também estão se perguntando quais as principais diferenças entre iMac e Intel.

Para conferir todos os nossos conteúdos, é muito fácil: inscreva-se em nossa newsletter e receba, gratuitamente, as melhores atualizações sobre o Universo Apple em língua portuguesa, no Brasil e no mundo, com a iCaiu. Até a próxima!

Mais Notícias

Todos os posts carregados