A Apple recuperou recentemente o título perdido para a Samsung em 2016 de maior fabricante de smartphones do mundo. De acordo com um relatório produzido pelo Gartner Group e repercutido pelo Mac Rummors, a empresa liderada por Tim Cook ultrapassou a sul-coreana no quarto trimestre de 2020.
A Apple recuperou o pódio com quase 80 milhões de aparelhos vendidos entre julho e setembro de 2020, passando a concorrente Samsung.
Além de reaver o posto perdido, a Apple também comemora um crescimento de 15% em relação ao mesmo período de 2019.
No mesmo período, a marca vendeu cerca de 70 milhões de aparelhos. Mas enquanto a californiana ria à toa, a Samsung declinava. As vendas da empresa caíram quase 12% em um ano.
Mas de onde se dá esse sucesso da Apple?
No Brasil, o leilão da Anatel para concessão de faixas de radiofrequência às operadoras de telecomunicação está previsto para ocorrer até o final do semestre. Mas enquanto isso está apenas na agenda do governo e das empresas que disputam entre si a novidade, já tem muita gente de olho no queridinho da Apple para garantir o acesso à função.
Gupta destaca que nem mesmo as dificuldades econômicas e as incertezas enfrentadas em 2020 impactaram por completo a venda de itens essenciais. Os recursos dos aparelhos, como a compatibilidade com a rede 5G e as melhorias nas câmeras encorajaram os consumidores a gastarem pequenas fortunas com eletrônicos.
A Apple se destaca da Samsung quando o assunto também é venda de aparelhos seminovos, mercado esse que vem crescendo nos últimos anos como já dissemos aqui.
Além disso, a marca possui serviços próprios de venda e compra desses aparelhos e também liderando o mercado de usados por todo o mundo, como na própria iCaiu. Já a Samsung, mesmo ficando para trás, possui um serviço de assistência amplo como a FoneFix, do grupo iCaiu.