Hackers liberam novo jailbreak que desbloqueia todos os iPhones

Quem nunca quis personalizar o próprio iPhone? Com isso em mente, hackers lançam um novo jailbreak para todos os iOS. Entenda riscos envolvidos!

Publicado em: , por Melanie Simões Fávero

Hackers criam novo jailbreak que atua em todos os iOS

Quem é que nunca sentiu vontade de personalizar o próprio iPhone? Com isso em mente, hackers lançam um novo jailbreak compatível com todos os sistemas iOS. Entenda quais são os riscos envolvidos!

Se você faz parte do mundo dos iPhones – e é um pesquisador assíduo de como pode otimizar ao máximo a sua utilização -, com certeza já ouviu o termo “Jailbreak”. O processo, que permite personalizar os aparelhos com sistemas iOS, é cada vez mais tentador.

O grande chamariz dos jailbreaks é a possibilidade de realizar algo que, até então, não era possível em um iPhone. Alguns exemplos são: mudanças no sistema, execução de aplicativos que não foram desenvolvidos para iOS e rompimento de outras restrições.

E foi considerando todos esses aspectos atrativos que uma equipe de hackers, já reconhecida pela Apple, lançou, recentemente, uma nova Jailbreak. O diferencial da vez é a possibilidade de desbloquear todos os iPhones – do iOS 11 às versões mais recentes, incluindo o recém-lançado iOS 13.5.

Mas, será que o processo vale a pena? Para nós, da iCaiu, a resposta é “não”.

Segurança em primeiro lugar

A verdade é: qualquer um que leve em consideração a sua segurança, de seu iPhone e de seus dados, não deve realizar o processo. O motivo? Fazer jailbreak aumenta – e muito – o risco de vulnerabilidades, assim como a instalação de aplicativos que podem ser prejudiciais, afinal, nada é feito “de graça”.

Vale lembrar também que as barreiras que a instalação de um jailbreak ultrapassam estão, muitas vezes, relacionadas a proteção do sistema. Ou seja, certas limitações do iOS são propositais, com intuito de oferecer um escudo a você, usuário, sempre.

Além disso, é muito importante levar em conta que um jailbreak não dura pra sempre: estamos falando sobre assumir um risco temporário. Uma vez que a Apple perceba a fragilidade de seu sistema, assim como detecta o ocorrido, um trabalho incessante é iniciado para corrigir todas as falhas e possíveis lacunas que permitem que algo do tipo aconteça.

Pensando em como a vontade de testar coisas diferentes é incessante – e considerando tantas dúvidas em torno desse assunto, reunimos abaixo quais são os contras de utilizar um jailbreak. Vamos entender por que é tão importante pensar duas vezes antes de baixá-lo?

Comprometimento

Como dissemos acima, a segurança é a primeira coisa que devemos considerar nesse cenário. É muito importante entender que ao aplicar um jailbreak, você a reduz consideravelmente.

E não, não estamos dizendo que você comprometerá o seu aparelho ou Apple ID, mas existe uma possibilidade.

Instabilidade

Sabemos que uma das melhores coisas que a Apple oferece em seus iPhones é a estabilidade e rapidez do sistema. Ele raramente trava ou demonstra algum problema. Pois bem, essa realidade pode mudar se você baixar um jailbreak.

Algumas pesquisas já demonstraram que, além da redução de performance do sistema, trazendo travamentos frequentes, os jailbreaks também afetam o uso da bateria, pela requisição aumentada. O resultado é a redução de sua vida útil.

Atualizando

Os jailbreaks só chegaram às novas versões do iOS (11 em diante) agora –  e ainda não sabemos ou conhecemos seus comportamentos.

Ou seja, muitas vezes é preciso ficar de fora das melhorias feitas pela própria Apple para poder obter as mudanças disponibilizadas pelos jailbreaks, uma vez que os mesmos não acompanham as atualizações da grande maçã.

O resultado? Você pode ficar sem uma atualização importante de segurança ou até mesmo sem a correção de algum bug por conta disso.

Alcance

Será que os jailbreaks oferecem mesmo mais possibilidades de uso para o iPhone? Muitos acreditam que sim, uma vez que eles permitem que o sistema tenha “sua cara”. Mas essa é apenas uma ilusão. Muitos aplicativos, na verdade, deixarão de funcionar. Um bom exemplo são os apps de banco. Fazem falta, não é?

Ou seja…

O que podemos concluir colocando todos os pontos na balança é que não vale a pena instalar um jailbreak no seu iPhone. O que pode te dar mais alcance na utilização do iOS, na verdade, é adquirir outros aparelhos da Apple: um ótimo exemplo é o uso do iPad para acessar um portfólio mais extenso de programas de edição de imagem, como o Photoshop.

Ainda tem alguma dúvida? Fale com a gente. Lembre-se: somos especialistas em proteger, consertar e informar sobre iPhones.

Mais Notícias

Todos os posts carregados