5 motivos para não tentar arrumar seu iPhone sozinho

Tutoriais na internet? Vídeos no YouTube? NÃO faça você mesmo: descubra agora por que você não deve tentar consertar seu iPhone sozinho.

Publicado em: , por Lucas Eliel

Homem tentando trocar tela de iPhones por conta própria

Economizar tempo e dinheiro. Essa é uma ideia tentadora para todos nós, concorda? Ao mesmo tempo, porém, há um ditado popular que nos alerta a todo momento que “o barato pode custar caro”.

É nesse dilema que o dono de um iPhone avariado se vê quando tem que decidir entre ir a uma Assistência Técnica Apple Especializada ou tentar arrumar seu iPhone sozinho, caso tenha algum conhecimento ou seguindo tutoriais da internet.

Afinal, por melhor que seja a qualidade dos aparelhos da Apple, com o tempo de uso e/ou a falta de cuidado, uma hora o aparelho pode começar a apresentar problemas. O dilema entre tentar arrumar sozinho ou ir a uma assistência técnica não é tão difícil assim de ser respondido.

Nesse conteúdo, apresentaremos os 5 principais motivos para que você NÃO tente arrumar o seu iPhone sozinho, ainda que, teoricamente, seja a opção mais vantajosa para o seu bolso. Vamos conferir?

1 – Você irá perder a garantia do seu iPhone

Esse, talvez, seja o motivo mais óbvio de todos. Todo iPhone possui um ano de garantia, com a possibilidade de estender por até três.

Por outro lado, mesmo estando na garantia, se você ou outra pessoa que não seja um profissional de uma assistência técnica especializada realizar algum tipo de manutenção, aí não tem conversa.

Assim como qualquer aparelho eletrônico de qualquer marca, os da Apple também possuem essa cláusula de que a garantia será perdida caso seja feito algum tipo de manutenção não autorizada. O detalhe é que a garantia é perdida mesmo se essa manutenção nada tenha a ver com o problema atual do aparelho.

Ou seja: se o seu iPhone estiver na garantia, é melhor não arriscar, combinado?

2 – Admita: você não é um técnico

O seu iPhone, ao ter alguma parte amassada ou quebrada, teve algum componente interno danificado? Foi só a tela que trincou ou a queda comprometeu algo mais? É problema de software, hardware ou defeito de fabricação?

Pois é. Identificar um problema em um celular é mais difícil do que pode parecer. Isso porque, a não ser que você seja, de fato, um técnico, as variáveis de um celular avariado são grandes. 

É a mesma lógica de outras áreas do conhecimento: só alguém com conhecimento em cirurgia — neste caso, um médico — é que pode realizá-la, e só alguém com conhecimento em ações pode se dar bem na bolsa de valores. Essa mesma regra vale ao consertar um celular.

3 – A pessoa do tutorial também não é um técnico

Da mesma forma que você não é um técnico, o youtuber ou influencer da rede social que gravou o tutorial também não deve ser.

E, ainda que seja, ele não está em contato direto com o seu iPhone para certificar de que o problema apresentado no vídeo é o mesmo do seu celular.

Como dito acima, quando se trata de aparelhos eletrônicos, há muitas variáveis que só um técnico é capaz de analisar.

4 – O valor de seu aparelho é depreciado

iPhones que têm manutenção realizada fora de uma Assistência Técnica Apple Especializada têm seu valor de mercado depreciado.

Ou seja: quando chegar o momento de pegar um novo aparelho, o preço do seu antigo em uma possível troca será menor, o que resultará em prejuízo futuro.

5 – O barato sai caro

Voltamos para aquele ditado tão sabiamente criado. Ao tentar realizar uma manutenção fora de uma assistência técnica especializada, o risco de algo dar errado é grande.

Ao dar errado, o valor que você pagaria se fosse em um primeiro momento para uma assistência técnica poderá aumentar exponencialmente.

Afinal de contas, sua manutenção caseira poderá danificar outros componentes do iPhone, causando um efeito dominó e danificando o dispositivo ainda mais.

Por todos esses motivos, não vale a pena tentar arrumar seu iPhone sozinho ou com aquele seu primo ou vizinho que “jura de pé junto” saber como deixar o seu aparelho novinho em folha.

Na dúvida, o melhor é procurar uma Assistência Técnica Apple Especializada, como a iCaiu.

E aí, curtiu esse conteúdo? Então, compartilhe com os seus amigos e amigas e aproveite para se inscrever na nossa newsletter. Não custa nada e você fica por dentro do melhor conteúdo sobre o Universo Apple com a iCaiu.

Até a próxima!

Mais Notícias

Todos os posts carregados