WWDC20: Fique por dentro de tudo que envolve o evento

Apple anunciou novidades para iPhones, iPads e Apple Watches e promete dar mais controle ao usuário. Atualizações serão liberadas até dezembro deste ano.

Publicado em: , por Thaís Augusto

Tim Cook na WWDC. WWDC: Quais são as novidades

No keynote de abertura, Apple anunciou novidades para sistemas operacionais e um novo processador de fabricação própria

RESUMO DA NOTÍCIA:

  • Com evento online, Apple anunciou atualizações para iOS, iPadOS, macOS e tvOS e promessa é de maior interação para usuário
  • Novidades Apple devem chegar para dispositivos entre setembro e dezembro deste ano
  • Apple reservou uma surpresa para o keynote do WWDC20: o Silicon, processador de fabricação própria que vai equipar Macs

Quem acompanha a Apple sabe que precisa reservar a primeira quinzena do mês de setembro: é quando acontece o Worldwide Developers Conference (WWDC20), a tradicional conferência da marca para desenvolvedores. No evento, são apresentadas as novidades Apple acerca de sistemas operacionais, softwares e produtos.

O que nem todos sabem é que o evento começa beeeem antes de setembro. Neste ano, o keynote de abertura foi em junho e a Apple anunciou as atualizações de seus sistemas operacionais. O evento, entretanto, sofreu pequenos ajustes por causa da pandemia do novo Coronavírus: para respeitar as medidas de distanciamento social, o WWDC20 foi transmitido pela internet.

Quer saber quais foram as novidades anunciadas durante a conferência Apple? Confira a seguir:

Desta vez, remoto

O WWDC20 marca a 31ª edição do evento, mas será a primeira vez que desenvolvedores e usuários precisarão acompanhar o evento de forma 100% remota. Além disso, o pontapé inicial foi dado: o keynote de abertura e mais de 100 sessões de engenharia marcaram o dia 22 de junho. Já uma programação de palestras e fóruns completaram a primeira etapa do evento entre 23 e 26 de junho.

Em 2020, conferência Apple precisou ser realizado de forma 100% digital
Em 2020, conferência Apple precisou ser realizado de forma 100% digital. Foto: Apple

Como esperado, o keynote incluiu novidades para o iOS, iPadOS, watchOS, tvOS e macOS — a promessa é que usuários recebam a atualização entre setembro e dezembro deste ano. A Apple também aproveitou para anunciar o Silicon, um processador próprio para os Macs.

Já a previsão para a nova linha de iPhones 12 continua a mesma: com um ritmo de fabricação reduzido por fornecedores, a expectativa é que o lançamento dos smartphones aconteça em outubro como noticiado pelo leaker Jon Posser nesta matéria. Ainda não se sabe se a Apple vai manter o anúncio para setembro, como acontece tradicionalmente. Se você é do time dos curiosos, nem precisa esperar: clique aqui e aqui para ler sobre os rumores dos novos iPhones.

iOS 14

Com o novo sistema operacional, o iPhone passa por uma grande reformulação na Tela de Início. O recurso Picture in Picture (PiP) também chega para usuários do iOS, que poderão assistir vídeos em segundo plano enquanto acessam outros aplicativos.

Já a Siri está de cara nova e recebe uma grande atualização. Ficou curioso? Nesta matéria, explicamos cada uma das atualizações anunciadas pela Apple para o iOS 14. Um spoiler: vem coisa boa por aí.

iPadOS 14

No Apple Worldwide Developers Conference, a marca aproveitou para anunciar as novidades do sistema operacional para iPads. Com a atualização, apps nativos como o Fotos, receberão uma barra lateral que facilita o acesso a funções que antes ficavam “escondidas” como os álbuns e fotos favoritas.

Textos escritos à mão podem ser digitalizados automaticamente no iPad.
Textos escritos à mão podem ser digitalizados automaticamente no iPad. Foto: Apple

O iPadOS 14 recebe suporte a widgets fixos e redesign da barra de pesquisa, que agora é compacta para que todos os arquivos, apps e consultas na internet possam ser encontrados pelo mesmo buscador. De acordo com a marca, a experiência do usuário será mais rápida e um novo recurso completa palavras enquanto ainda estão sendo digitadas.

E quem usa a Apple Pencil tem motivos para comemorar: uma nova integração com o Scribble permite que conteúdos em letra cursiva sejam convertidos em texto e opções para copiar, colar e cortar serão adicionadas. Já um novo recurso de reconhecimento de fala transcreve trechos de voz em palavras.

AirPods

Os fones de ouvido sem fio da Apple ganharam uma integração para que o usuário possa alternar a conexão do AirPods automaticamente, sem precisar conectá-los de forma manual.

Mais uma novidade Apple é o recurso Spatial Audio , que quer trazer a experiência de uma sala de cinema para os fones. Nesta versão imersiva, a ideia é que o ouvinte tenha a impressão de que o áudio vem de diferentes direções.

watchOS 7

A interface do Apple Watch vai mudar: agora usuários poderão customizar o relógio inteligente com widgets e complementos visuais. O app de atividade física foi reformulado e será chamado de Fitness — e também recebe atualizações para exercícios de Dança, Treino Funcional de Força, de Core e até de Recuperação.

Entre os lançamentos Apple, marca anunciou novos exercícios para o app Fitness.
Entre os lançamentos Apple, marca anunciou novos exercícios para o app Fitness. Foto: Apple

Para o app Sono, novidades: usuários poderão determinar períodos de descanso para que o relógio ative automaticamente o modo “Não perturbe”, impedindo que notificações ou chamadas atrapalhem o repouso. Usuários ainda poderão acessar o Modo Relaxar e criar uma rotina de sono, como abrir um app de meditação antes de dormir.

tvOS

O sistema operacional da Apple TV recebe a função Picture-in-Picture para que usuários possam assistir conteúdos simultaneamente. Se abrir o app Workouts , por exemplo, dá pra ver uma miniatura da televisão enquanto acompanha os exercícios físicos.

Para o tvOS, a Apple também vai possibilitar a criação de perfis para os games. Agora, cada jogador poderá acompanhar seu progresso individual.

macOS

Destaque da conferência Apple, o novo sistema operacional recebe o nome de Big Sur. Na nova versão, botões, ícones e menus aparecem com um design mais refinado e ganham widgets. Os aplicativos nativos também foram melhorados: pelo app Messages, por exemplo, usuários poderão criar Memojis.

Uma reformulação do navegador Safari vai permitir que o software rode com mais rapidez, além de melhorias para o controle de privacidade e senhas. A página inicial do Safari ganha opções de customização e um recurso de abas permite que usuários vejam uma prévia do conteúdo ao passar o mouse.

Apple Silicon

Surpresa do keynote de abertura, o Apple Silicon é o novo processador para Macs.
Surpresa do keynote de abertura, o Apple Silicon é o novo processador para Macs. Foto: Apple

Entre os lançamentos Apple, uma surpresa: o Silicon, processador de fabricação própria para o Mac que é baseado na mesma tecnologia de iPhones, iPads e Apple Watch. A promessa é maximizar a performance, economizar bateria, além de disponibilizar recursos de machine learning e uma placa de vídeo de alto desempenho.

Com o Apple Silicon, todos os aplicativos nativos da máquina serão otimizados, inclusive os mais pesados como o Final Cut Pro.

E você, o que achou dessas novidades que a Apple estará trazendo nos próximos meses? Gostou? Então compartilhe esse post com seus amigos e familiares, eles também podem gostar.

E como sempre, se você gostou desse e de outros artigos do nosso canal, assine nossa newsletter e receba conteúdo sobre o universo Apple em sua caixa de entrada. Além disso, também oferecemos ofertas exclusivas para que faz parte da comunidade iCaiu. Não perca mais tempo! Cadastre-se ainda hoje.

Mais Notícias

Todos os posts carregados