Apple lança suporte para o iPad que permite uso de cursor ao mexer no tablet. Assim, usuários podem experimentar sensação de estar “dentro da máquina”.
RESUMO DA NOTÍCIA:
- iPad Pro recebe suporte a mouses, trackpads e Magic Keyboard
- Desta forma, usuários podem usar o cursor para controlar movimentos do tablet
- Segundo a marca, a ideia é replicar a “experiência natural e fácil de usar o dedo”
Com a promessa de reinventar a experiência do usuário, a Apple decidiu reformular o cursor. Esqueça o que você já sabe sobre a boa e velha seta que nos recebe toda vez que ligamos o computador — a Apple quer te colocar no controle.
Depois de meses de teste, a gigante de Cupertino lançou um intermediário entre a seta tradicional e o toque na tela. O resultado é um cursor mais intuitivo e, para o usuário, a experiência de estar dentro da máquina.
A novidade foi anunciada com o novo Magic Keyboard, teclado que vem integrado ao trackpad (um painel tátil comum para notebooks), e pode ser conectado aos mais recentes iPads Pro. Assim, usuários conseguem navegar pela tela do tablet como se estivessem na frente do monitor de um computador.

No caso da Apple, o cursor do iPad assume o formato de círculo para representar a forma com que os sensores percebem a ponta do nosso dedo sob a tela.
O modus operandi também mudou em relação aos tradicionais cursores: agora, o usuário não precisa mais pousar a seta no ícone ou botão para clicar. Com o cursor do iPad, basta se aproximar do elemento para que o círculo ganhe mais espaço e acabe “abraçando” o ícone. Aqui, a Apple usa um conceito de inércia para facilitar a vida dos usuários de tablet.
Com a atualização do iPad Apple, o cursor também desaparece depois de alguns segundos de inatividade, similar a pressão do dedo sob a tela que some assim que você se afasta. Notou a semelhança? Todas as novidades tentam replicar movimentos humanos de alcance e toque.
“Quando pensamos no cursor pela primeira vez, queríamos que ele refletisse a experiência natural e fácil de usar o dedo quando a alta precisão não é necessária, como acessar um ícone na tela inicial, mas ele também precisava ser dimensionado com muita naturalidade em tarefas de alta precisão, como editar textos”, comentou o vice-presidente da Apple, Craig Federighi, em entrevista para o site Tech Crunch.

Usando o cursor intuitivo
Colocar o cursor para funcionar é simples: você precisa aproximar o acessório (mouse, trackpad ou Magic Keyboard) do iPad Apple, abrir o app Ajustes e ligar o Bluetooth. Depois, encontre o nome do acessório na lista e clique para conectar.
Pronto! Pode começar a usar. No caso do Magic Keyboard, deslize o dedo sobre o trackpad para mover o cursor — dá pra navegar por diferentes pastas e ícones sem tirar as mãos do painel tátil. Vale lembrar que a novidade só está disponível para tablets atualizados com a versão iPadOS 13.4.
Conforme “caminha” pelos diferentes elementos de tela, o cursor muda de formato. Quando ele identifica um campo de texto, por exemplo, se transforma em um “I” para indicar que é possível inserir textos, destacar ou copiar as palavras.
Em determinados momentos, como ao pousar em um ícone, o cursor também muda de aparência e usa uma animação para ajudar na navegação.
Em Ajustes → Geral → Trackpad, usuários ainda conseguem alterar a velocidade de movimento do cursor e até aumentar seu tamanho. Se preferir, há configurações mais avançadas como “Tocar para Clicar” para que os toques no trackpad sejam considerados cliques.
Além desse novo recurso, a Apple, segundo o leaker Jon Prosser, irá lançar novos iPads agora em outubro para a alegria dos apaixonados pela Maça.
Se você gostou dessa matéria, compartilhe com seus amigos e confira outras tantas em nosso canal. Agora se você tem um iPad que não está funcionando bem, dê uma olhada no nosso post Seu iPad não liga mais. O que fazer agora? e confira também um novo problema sério para usuários de iPads e iPhones recentemente descoberto em nosso artigo postado aqui.